O EIEM 2019 aceita comunicações e pósteres em Português, Inglês e Espanhol.

Conexões matemáticas

O tema das Conexões Matemáticas abrange as conexões entre a matemática e a realidade, entre a matemática e outras áreas do saber, incluindo a modelação matemática, a interdiscipinaridade, a educação STEM-STEAM ou a etnomatemática. Inclui também as conexões fundamentais entre os diversos tópicos e conceitos matemáticos, em que as tecnologias digitais e outros recursos desempenham um papel importante. Atualmente, o tema pode ainda ser abordado a propósito de projetos em curso no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular.

Pretende-se partilhar e discutir a investigação que tem vindo a ser desenvolvida neste domínio, quer a nível nacional quer internacional. Relativamente ao tema geral das conexões matemáticas, propomos os seguintes eixos temáticos como orientação à submissão dos trabalhos e, posteriormente, à constituição dos Grupos de discussão.

Eixo temático 1: Conexões matemáticas na aprendizagem

Pretende-se analisar os contributos da investigação para a melhor compreensão de aspetos como:

  • As aprendizagens dos alunos no trabalho com conexões
  • As capacidades matemáticas desenvolvidas no trabalho com conexões
  • Atitudes desenvolvidas no contexto das conexões
  • O papel do aluno no trabalho com conexões
  • Processos dos alunos em problemas de modelação em contextos reais
  • Dificuldades dos alunos a lidar com conexões

Eixo temático 2: Conexões matemáticas nas práticas de professores

Será dado particular destaque a trabalhos de investigação em que o professor e as suas práticas assumam um papel mais central, tais como:

  • Práticas de aula com conexões
  • Práticas no contexto da flexibilidade curricular
  • Cultura de aula com conexões
  • Práticas de professores em problemas de modelação e projetos de interdisciplinaridade
  • Recursos para explorar conexões
  • Integração das STEM-STEAM
  • Avaliação de tarefas e projetos que envolvem conexões

Eixo temático 3: Conexões matemáticas na formação de professores

Procurar-se-á olhar para a formação de professores, analisando investigações sobre aspetos como:

  • O trabalho em conexões matemáticas na formação inicial
  • O trabalho em conexões matemáticas na formação contínua
  • Projetos de desenvolvimento profissional em torno das conexões
  • Estudos de aula que envolvam exploração de conexões
  • Colaboração entre docentes e/ou outros profissionais
  • Formação de professores em contextos interdisciplinares

Formatos:
Comunicações Orais ou Pósteres
Apresentações

As Comunicações Orais e os Pósteres devem estar relacionadas com um dos quatro eixos temáticos que orientam este Encontro:

  • Eixo1: Conexões matemáticas na aprendizagem
  • Eixo2: Conexões matemáticas nas práticas de professores
  • Eixo3: Conexões matemáticas na formação de professores

A duração da apresentação e discussão de cada comunicação oral aceite será definida por cada grupo de discussão e os pósteres terão um espaço próprio para serem apresentados.
No entanto, os dinamizadores do grupo de discussão poderão proceder a alterações que serão, oportunamente, comunicadas aos oradores.
Estes terão à sua disposição um projetor multimédia e um computador com Office 2010/2013, devendo trazer consigo qualquer outro software que queiram usar (o que deverá ser comunicado à Comissão Organizadora aquando da submissão da proposta da comunicação).

Prazos para submissão

  • Até 22 de setembro de 2019 – Envio do texto integral da proposta de comunicação oral ou póster.
  • Até 20 de outubro de 2019 – Resposta da Comissão Científica sobre o processo de revisão
  • Até 3 de novembro de 2019 – Envio da versão final do texto da comunicação oral ou póster

Normas para a edição de comunicações orais

Seguindo as normas para edição abaixo indicadas, o texto integral das comunicações orais deve ser enviado até 22 de setembro de 2019 para eiem2019@spiem.pt.

A resposta da Comissão Científica sobre a aceitação, ou não, da comunicação oral submetida será enviada até 20 de outubro de 2019.

Extensão do texto

  • Texto integral com o máximo de 35.000 carateres, incluindo espaços e excluindo: título; nome; afiliação e contacto dos autores;
  • resumo;
  • e palavras-chave.

Tipo de letra

  • Times New Roman, tamanho 12
  • espaçamento simples
  • espaço de 6 pontos depois do parágrafo

Estrutura

O texto deve conter as seguintes informações, pela ordem indicada:

  • TÍTULO, em maiúsculas
  • Nome do(s) autor(es)
  • Instituição do(s) autor(es), em itálico
  • E-mail(s) do(s) autor(es)
  • Resumo (até 1.600 carateres, incluindo espaços)
  • Palavras-chave (máximo de cinco)
  • Texto da comunicação

Normas para a edição de pósteres

Seguindo as normas para edição abaixo indicadas, o texto integral dos pósteres deve ser enviado até 22 de setembro de 2019 para eiem2019@spiem.pt.

A resposta da Comissão Científica sobre a aceitação, ou não, do póster submetido será enviada até 20 de outubro de 2019.

Extensão do texto

  • Texto integral com o máximo de 4.500 carateres, incluindo espaços e excluindo: título; nome, afiliação e contacto dos autores;
  • e palavras-chave.

Tipo de letra

  • Times New Roman, tamanho 12
  • espaçamento simples
  • espaço de 6 pontos depois do parágrafo

Estrutura

O texto deve conter as seguintes informações, pela ordem indicada:

  • TÍTULO, em maiúsculas
  • Nome do(s) autor(es)
  • Instituiçãodo(s) autor(es), em itálico
  • E-mail do(s) autor(es)
  • Palavras-chave (máximo de cinco)
  • Texto explicativo do conteúdo do póster

Critérios de revisão de propostas

Os textos propostos para comunicação oral ou póster estão sujeitos a revisão assente nos seguintes critérios:

  • Identificação e clareza do problema/objetivo do estudo.
  • Pertinência, adequação e atualidade da fundamentação teórica.
  • Adequação e fundamentação da metodologia de investigação.
  • Pertinência e sustentação dos resultados.
  • Articulação, consistência e fundamentação das conclusões.
  • Utilização do estilo APA nas referências.
  • Clareza, organização e estrutura do texto.
  • Consistência relativamente às normas definidas para a formatação do texto.