Sábado, 16 de novembro de 2019


08:45 – 9:30 Receção aos participantes

09:30 – 10:00 Sessão de Abertura

10:00 – 11:15 Conferência Plenária

  • Fostering mathematical connections through mathematics teacher collaboration,

         Conferencista: Merrilyn Goos, University of Limerick


11:15 – 11:45 Coffee break


11:45 – 13:15 Grupos de discussão

GD1: Conexões entre matemática, ciências e realidade na aprendizagem

  • C16 | Ana Margarida Baioa e Susana Carreira
    Tarefas de modelação matemática com recurso a simulações em contexto STEM: ciclo de modelação e competências no 9º ano.
  • P06 | Fátima Fernandes e Isabel Vale
    Integrando o património local em tarefas matemáticas no 1º ciclo do ensino básico: uma experiência em contexto não formal.
  • P11 | Sandra Nobre
    Conexões na aprendizagem da matemática numa abordagem à economia circular.
  • P24 | Jorge Dias Veloso
    Análise aos testes de acesso aos cursos de licenciatura em ensino de matemática em angola à luz das conexões matemáticas.

GD2: Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas

  • C09 | Manuela Subtil e António Domingos
    A mediação semiótica com a calculadora gráfica na articulação dos domínios de geometria e funções.
  • C13 | Hélder Martins e António Domingos
    Utilização de cálculo algébrico simbólico (CAS) em contexto de ensino e aprendizagem com alunos do 12.º ano.
  • C23 | Júlio Paiva
    As conexões entre alunos e computador num ambiente de geometria dinâmica.

GD3: Conexões no contexto das práticas e da formação de professores

  • C10 | Isabel Velez, Lurdes Serrazina e João Pedro da Ponte
    Promovendo o estabelecimento de conexões durante a discussão coletiva com alunos do 3º ano.
  • P09 | Ana Paula Jahn, Nélia Amado e Susana Carreira
    Trabalhar conexões com a utilização do GeoGebra em tarefas desafiadoras: uma experiência com professores do ensino básico.
  • P25 | Rosa Antónia Tomás Ferreira e Bernardino Castro
    Promovendo as conexões entre a matemática e o dia-a-dia: o papel dos manuais escolares em Timor-Leste na perspetiva dos professores de matemática.
  •  

13:15 – 14:30 Almoço


14:30 – 16:30 Grupos de discussão

GD1: Conexões entre matemática, ciências e realidade na aprendizagem

  • C12 | Guillermo Ramirez-Montes, Susana Carreira e Ana Henriques
    Modelação matemática em álgebra linear no ensino superior: conexões entre a matemática e o resto do mundo.
  • C20 | Susana Luís, Ana Paula Canavarro e Beatriz Alves
    A simetria nas conexões com o património arquitetónico: o que nos diz o olhar das crianças?.
  • P10 | Madalena Santos
    O que nos dizem os números da rua? Resolvendo problemas em contexto com as crianças.
  • P21 | Daniela Caldeira

Como são os muros das casas? Desenvolvendo o pensamento algébrico em contexto das crianças.

  • P07 | Cília Cardoso Rodrigues da Silva, Fábio Ultra, Camila Vitória e Lana Santos

As conexões matemáticas estabelecidas no projeto de captação de água de chuva.

GD2: Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas

  • P02 | Ana Isabel Nunes e Ema Mamede
    Exploração da posição relativa no pré-escolar com recurso a conexões matemáticas.
  • C04 | Joana Conceição e Margarida Rodrigues
    Polígonos e poliedros: trabalhar as conexões dentro da geometria.
  • C22 | Ana Isabel Silvestre e Elvira Santos
    ADa razão unitária à constante de proporcionalidade: relato de uma experiência em sala de aula.
  • C08 | Sofia Caviedes, Genaro de Gamboa e Edelmira Badillo
    Aportaciones para una comprensión conectada del área.

GD3: Conexões no contexto das práticas e da formação de professores

  • C03 | Etienne Lautenschlager e Alessandro Ribeiro
    O ensino de álgebra na formação inicial de professores: um ambiente profícuo para estabelecer conexões entre a matemática escolar e a matemática académica.
  • C02 | Crhistiane de Souza, Arlindo Souza Júnior e Fernando Barbosa
    A interseção da robótica educacional e a matemática na formação inicial de professores: reflexões acerca das conexões matemáticas.
  • P01 | Cecília Costa, Joana Ribeiro e Susana Fontes
    Usar matemática na aprendizagem da História e Geografia de Portugal: um estudo de caso na formação inicial.
  • C05 | Marcelo Dias
    Atos de currículo na conexão tecnologias digitais e educação matemática: análise dos discursos de uma professora portuguesa.
        •  

16:30 – 17:00 Coffee break


17:00 – 19:00 Painel Plenário

  • Investigações sobre conexões matemáticas em diferentes contextos: produtos e processos

         Moderadora: Nélia Amado, Universidade do Algarve & UIDEF, IE, UL
         Intervenientes: Ana Paula Canavarro e Mercedes Prieto, Universidade de Évora |

         Elsa Fernandes e Sónia MartinsUniversidade da Madeira | Isabel Vale e Fátima Fernandes,             Instituto Politécnico de Viana do Castelo

19:00 – 20:00 Assembleia Geral da SPIEM


20:00  Jantar | 

Domingo, 17 de novembro de 2019


08:45 – 10:00 Conferência Plenária

  • Conexiones matemáticas a través de la educación STEAM: diseño, implementación y análisis de actividades

         Conferencista: Ángel Alsina, Universidad de Girona, Espanha

10:00 – 11:30 Grupos de discussão

GD1: Conexões entre matemática, ciências e realidade na aprendizagem

  • C15 | Rita Batista, Rute Borba e Ana Henriques
    Quando um jogo é justo? A relação entre aleatoriedade e justiça na ótica de crianças e adultos.
  • C19 |Beatriz Alves e AnaPaula Canavarro
    Design de tarefas para a exploração de conexões matemáticas com a arquitetura: descreve & imagina.
  • P04 | Isabel Vale e Ana Barbosa
    A fotografia na aula de matemática: uma experiência promotora de conexões.

GD2: Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas

  • P03 | William Vieira; Rita de Cássia da Costa Guimarães,  Roberto Seidi Imafuku e Emanoel Fabiano Menezes Pereira
    Uso do GeoGebra na construção de definições de quadriláteros.
  • C18 | Cília Cardoso Rodrigues da Silva
    As manifestações de flexibilidade de cálculo mental nas operações de multiplicação e divisão – um estudo de casos múltiplos em turmas de 4.º ano.
  • P05 | Nélia Amado, Susana Carreira, António Júlio Aroeira, Carla Duarte, Carla Pacheco, Elsa Morais, Joaquina Freitas, Justina Romano, Maria Freitas, Mónica Valadão e Raquel Faria
    Problemas de Fermi: a interligação entre o estabelecimento de pressupostos e a formulação de problemas.
  • C17 | Hélia Jacinto e Susana Carreira
    Conexões entre tecnologia e matemática para resolver problemas: evidências de fluência tecno-matemática no caso de Beatriz.

GD3: Conexões no contexto das práticas e da formação de professores

  • C06 | Cristina Loureiro e José Pedro Regatão
    Livros Pop-up como fonte de conexões entre a geometria e as artes visuais
  • C07 | Lilian Barboza e Alessandro Ribeiro
    Tarefas de aprendizagem profissional: explorando conexões entre conhecimentos matemáticos e didáticos acerca do pensamento algébrico nos primeiros anos.

11:30 – 12:00 Coffee break


12:00 – 13:15 Conferência Plenária

  • Modelação matemática e simulação no contexto escolar: Conexões entre mundos 

         Conferencista: Susana Carreira, Universidade do Algarve & UIDEF


13:15 – 13:30 Sessão de Encerramento