Comunicações
NOVA DATA DE SUBMISSÃO 10 OUTUBRO
O EIEM 2019 aceita comunicações e pósteres em
Português, Inglês e
Espanhol
Conexões matemáticas
O tema das Conexões Matemáticas abrange as conexões entre a matemática e a realidade, entre a matemática e outras áreas do saber, incluindo a modelação matemática, a interdiscipinaridade, a educação STEM-STEAM ou a etnomatemática. Inclui também as conexões fundamentais entre os diversos tópicos e conceitos matemáticos, em que as tecnologias digitais e outros recursos desempenham um papel importante. Atualmente, o tema pode ainda ser abordado a propósito de projetos em curso no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular.
Pretende-se partilhar e discutir a investigação que tem vindo a ser desenvolvida neste domínio, quer a nível nacional quer internacional. Relativamente ao tema geral das conexões matemáticas, propomos os seguintes eixos temáticos como orientação à submissão dos trabalhos e, posteriormente, à constituição dos Grupos de discussão.
Eixo temático 1: Conexões matemáticas na aprendizagem
Pretende-se analisar os contributos da investigação para a melhor compreensão de aspetos como:
- As aprendizagens dos alunos no trabalho com conexões
- As capacidades matemáticas desenvolvidas no trabalho com conexões
- Atitudes desenvolvidas no contexto das conexões
- O papel do aluno no trabalho com conexões
- Processos dos alunos em problemas de modelação em contextos reais
- Dificuldades dos alunos a lidar com conexões
Eixo temático 2: Conexões matemáticas nas práticas de professores
Será dado particular destaque a trabalhos de investigação em que o professor e as suas práticas assumam um papel mais central, tais como:
- Práticas de aula com conexões
- Práticas no contexto da flexibilidade curricular
- Cultura de aula com conexões
- Práticas de professores em problemas de modelação e projetos de interdisciplinaridade
- Recursos para explorar conexões
- Integração das STEM-STEAM
- Avaliação de tarefas e projetos que envolvem conexões
Eixo temático 3: Conexões matemáticas na formação de professores
Procurar-se-á olhar para a formação de professores, analisando investigações sobre aspetos como:
- O trabalho em conexões matemáticas na formação inicial
- O trabalho em conexões matemáticas na formação contínua
- Projetos de desenvolvimento profissional em torno das conexões
- Estudos de aula que envolvam exploração de conexões
- Colaboração entre docentes e/ou outros profissionais
- Formação de professores em contextos interdisciplinares
Formatos:
Comunicações Orais ou
Pósteres
Apresentações
As Comunicações Orais e os Pósteres devem estar relacionadas com um dos quatro eixos temáticos que orientam este Encontro:
- Eixo1: Conexões matemáticas na aprendizagem
- Eixo2: Conexões matemáticas nas práticas de professores
- Eixo3: Conexões matemáticas na formação de professores
A duração da apresentação e discussão de cada comunicação oral aceite será definida por cada
grupo de discussão e os
pósteres terão um espaço próprio para serem apresentados.
No entanto, os dinamizadores do
grupo de discussão
poderão proceder a alterações que serão, oportunamente, comunicadas aos oradores.
Estes
terão à sua disposição um
projetor multimédia e um computador com Office 2010/2013, devendo trazer consigo qualquer
outro software que queiram
usar (o que deverá ser comunicado à Comissão Organizadora aquando da submissão da proposta
da comunicação).
Prazos para submissão (NOVA DATA DE SUBMISSÃO)
- Até 10 de outubro de 2019 - Envio do texto integral da proposta de comunicação oral ou póster.
- Até 27 de outubro de 2019 - Resposta da Comissão Científica sobre o processo de revisão
- Até 3 de novembro de 2019 - Envio da versão final do texto da comunicação oral ou póster
Normas para a edição de comunicações orais
Seguindo as normas para edição abaixo indicadas, o texto integral das comunicações orais deve ser enviado até 10 de outubro de 2019.
A resposta da Comissão Científica sobre a aceitação, ou não, da comunicação oral submetida será enviada até 27 de outubro de 2019.
- Texto integral com o máximo de 35.000 carateres, incluindo espaços e excluindo: título; nome; afiliação e contacto dos autores;
- resumo;
- e palavras-chave.
- Times New Roman, tamanho 12
- espaçamento simples
- espaço de 6 pontos depois do parágrafo
O texto deve conter as seguintes informações, pela ordem indicada:
- TÍTULO, em maiúsculas
- Nome do(s) autor(es)
- Instituição do(s) autor(es), em itálico
- E-mail(s) do(s) autor(es)
- Resumo (até 1.600 carateres, incluindo espaços)
- Palavras-chave (máximo de cinco)
- Texto da comunicação
Normas para a edição de pósteres
Seguindo as normas para edição abaixo indicadas, o texto integral dos pósteres deve ser enviado até 10 de outubro de 2019.
A resposta da Comissão Científica sobre a aceitação, ou não, do póster submetido será enviada até 27 de outubro de 2019.
- Texto integral com o máximo de 4.500 carateres, incluindo espaços e excluindo: título; nome, afiliação e contacto dos autores;
- e palavras-chave.
- Times New Roman, tamanho 12
- espaçamento simples
- espaço de 6 pontos depois do parágrafo
O texto deve conter as seguintes informações, pela ordem indicada:
- TÍTULO, em maiúsculas
- Nome do(s) autor(es)
- Instituiçãodo(s) autor(es), em itálico
- E-mail do(s) autor(es)
- Palavras-chave (máximo de cinco)
- Texto explicativo do conteúdo do póster
Critérios de revisão de propostas
Os textos propostos para comunicação oral ou póster estão sujeitos a revisão assente nos seguintes critérios:
- Identificação e clareza do problema/objetivo do estudo.
- Pertinência, adequação e atualidade da fundamentação teórica.
- Adequação e fundamentação da metodologia de investigação.
- Pertinência e sustentação dos resultados.
- Articulação, consistência e fundamentação das conclusões.
- Utilização do estilo APA nas referências.
- Clareza, organização e estrutura do texto.
- Consistência relativamente às normas definidas para a formatação do texto.