Programa

8:45 - 9:30
Receção aos participantes


9:30 - 10:00
Sessão de Abertura


10:00 - 11:15
Conferência Plenária
Fostering mathematical connections through mathematics teacher collaboration

Conferencista: Merrilyn Goos, University of Limerick


11:15 - 11:45
Coffee Break


11:45 - 13:15
Grupos de Discussão

GD1: Conexões entre matemática, ciências e realidade na aprendizagem

C16 | Ana Margarida Baioa e Susana Carreira
Tarefas de modelação matemática com recurso a simulações em contexto STEM: ciclo de modelação e competências no 9º ano.

P06 | Fátima Fernandes e Isabel Vale
Integrando o património local em tarefas matemáticas no 1º ciclo do ensino básico: uma experiência em contexto não formal.

P11 | Sandra Nobre
Conexões na aprendizagem da matemática numa abordagem à economia circular.

P24 | Jorge Dias Veloso
Análise aos testes de acesso aos cursos de licenciatura em ensino de matemática em angola à luz das conexões matemáticas.

GD2: Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas

C09 | Manuela Subtil e António Domingos
A mediação semiótica com a calculadora gráfica na articulação dos domínios de geometria e funções.

C13 | Hélder Martins e António Domingos
Utilização de cálculo algébrico simbólico (CAS) em contexto de ensino e aprendizagem com alunos do 12.º ano.

C23 | Júlio Paiva
As conexões entre alunos e computador num ambiente de geometria dinâmica.

GD3: Conexões no contexto das práticas e da formação de professores

C10 | Isabel Velez, Lurdes Serrazina e João Pedro da Ponte
Promovendo o estabelecimento de conexões durante a discussão coletiva com alunos do 3º ano.

P09 | Ana Paula Jahn, Nélia Amado e Susana Carreira
Trabalhar conexões com a utilização do GeoGebra em tarefas desafiadoras: uma experiência com professores do ensino básico.

P25 | Rosa Antónia Tomás Ferreira e Bernardino Castro
Promovendo as conexões entre a matemática e o dia-a-dia: o papel dos manuais escolares em Timor-Leste na perspetiva dos professores de matemática.


13:15 - 14:30
Almoço


14:30 - 16:30
Grupos de Discussão

GD1: Conexões entre matemática, ciências e realidade na aprendizagem

C12 | Guillermo Ramirez-Montes, Susana Carreira e Ana Henriques
Modelação matemática em álgebra linear no ensino superior: conexões entre a matemática e o resto do mundo.

C20 | Susana Luís, Ana Paula Canavarro e Beatriz Alves
A simetria nas conexões com o património arquitetónico: o que nos diz o olhar das crianças?.

P10 | Madalena Santos
O que nos dizem os números da rua? Resolvendo problemas em contexto com as crianças.

P21 | Daniela Caldeira
Como são os muros das casas? Desenvolvendo o pensamento algébrico em contexto das crianças.

P07 | Cília Cardoso Rodrigues da Silva, Fábio Ultra, Camila Vitória e Lana Santos
As conexões matemáticas estabelecidas no projeto de captação de água de chuva.

GD2: Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas

C04 | Joana Conceição e Margarida Rodrigues
Polígonos e poliedros: trabalhar as conexões dentro da geometria.

C22 | Ana Isabel Silvestre e Elvira Santos
ADa razão unitária à constante de proporcionalidade: relato de uma experiência em sala de aula.

C08 | Sofia Caviedes, Genaro de Gamboa e Edelmira Badillo
Aportaciones para una comprensión conectada del área.

GD3: Conexões no contexto das práticas e da formação de professores

C03 | Etienne Lautenschlager e Alessandro Ribeiro
O ensino de álgebra na formação inicial de professores: um ambiente profícuo para estabelecer conexões entre a matemática escolar e a matemática académica.

C02 | Crhistiane de Souza, Arlindo Souza Júnior e Fernando Barbosa
A interseção da robótica educacional e a matemática na formação inicial de professores: reflexões acerca das conexões matemáticas.

P01 | Cecília Costa, Joana Ribeiro e Susana Fontes
Usar matemática na aprendizagem da História e Geografia de Portugal: um estudo de caso na formação inicial.

C05 | Marcelo Dias
Atos de currículo na conexão tecnologias digitais e educação matemática: análise dos discursos de uma professora portuguesa.


16:30 - 17:00
Coffee break


17:00 - 19:00
Painel Plenário

Investigações sobre conexões matemáticas em diferentes contextos: produtos e processos

Moderadora: Nélia Amado, Universidade do Algarve & UIDEF, IE, UL

Intervenientes:

  • Ana Paula Canavarro e Mercedes Prieto, Universidade de Évora
  • Elsa Fernandes e Sónia Martins, Universidade da Madeira
  • Isabel Vale e Fátima Fernandes, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

19:00 - 20:00
Assembleia Geral da SPIEM


20:00
Jantar



8:45 - 09:45
Conferência Plenária

  • Conexiones matemáticas a través de la educación STEAM: diseño, implementación y análisis de actividades
    Ángel Alsina, Universidad de Girona, Espanha

10:00 – 11:30

Grupos de Discussão

GD1: Conexões entre matemática, ciências e realidade na aprendizagem

  • C15 | Rita Batista, Rute Borba e Ana Henriques
    Quando um jogo é justo? A relação entre aleatoriedade e justiça na ótica de crianças e adultos.
  • C19 |Beatriz Alves e AnaPaula Canavarro
    Design de tarefas para a exploração de conexões matemáticas com a arquitetura: descreve & imagina.
  • P04 | Isabel Vale e Ana Barbosa
    A fotografia na aula de matemática: uma experiência promotora de conexões.

GD2: Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas

  • P03 | William Vieira; Rita de Cássia da Costa Guimarães, Roberto Seidi Imafuku e Emanoel Fabiano Menezes Pereira
    Uso do GeoGebra na construção de definições de quadriláteros.
  • C18 | Cília Cardoso Rodrigues da Silva
    As manifestações de flexibilidade de cálculo mental nas operações de multiplicação e divisão – um estudo de casos múltiplos em turmas de 4.º ano.
  • P05 | Nélia Amado, Susana Carreira, António Júlio Aroeira, Carla Duarte, Carla Pacheco, Elsa Morais, Joaquina Freitas, Justina Romano, Maria Freitas, Mónica Valadão e Raquel Faria
    Problemas de Fermi: a interligação entre o estabelecimento de pressupostos e a formulação de problemas.
  • C17 | Hélia Jacinto e Susana Carreira
    Conexões entre tecnologia e matemática para resolver problemas: evidências de fluência tecno-matemática no caso de Beatriz.

GD3: Conexões no contexto das práticas e da formação de professores

  • C06 | Cristina Loureiro e José Pedro Regatão
    Livros Pop-up como fonte de conexões entre a geometria e as artes visuais
  • C07 | Lilian Barboza e Alessandro Ribeiro
    Tarefas de aprendizagem profissional: explorando conexões entre conhecimentos matemáticos e didáticos acerca do pensamento algébrico nos primeiros anos.

11:30 – 12:00
Coffee Break


12:00 – 13:15
Conferência Plenária

Modelação matemática e simulação no contexto escolar: Conexões entre mundos

Conferencista: Susana Carreira, Universidade do Algarve & UIDEF


13:15 – 13:30
Sessão de Encerramento